parallax background

Sobre
o projeto

O projeto cultural Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem tem como objetivo central a busca pela preservação da memória das pessoas que compõem esta importante feira da cidade de Curitiba. Entendemos e defendemos que os próprios feirantes, cada um com sua história, seu trabalho e suas criações, são nosso patrimônio cultural e imaterial. Os feirantes, suas vidas, são a existência e a potência de expressão artística e cultural do evento.


Nosso trabalho final é um livro construído coletivamente por inúmeras vozes e mãos. A equipe do projeto, artesãs(ãos) e feirantes se condensam e dialogam numa obra com três focos centrais: pesquisa histórica; narrativas e análises antropológicas e fotografias.

A pesquisa histórica teve como objetivo central a construção crítica de uma narrativa para a origem e a trajetória da Feira do Largo, de seu princípio de organização e regularização no início da década de 1970 até os dias de hoje. As narrativas etnográficas reúnem relatos e histórias de vida, analisadas antropologicamente, de vinte e um artesãos e artesãs intimamente ligados à arte e à atividade da Feira. As imagens presentes nas páginas mostram a cara das pessoas e das suas histórias, para fixar na memória que a Feira é feita de gente. As fotografias contidas neste livro também são para que os feirantes se vejam e se apropriem do importante lugar que ocupam na história da cidade de Curitiba, e para que no futuro possamos consultar a história da cidade e ver seus rostos e olhares, suas criações e seu trabalho.

Os saberes em diálogo presentes em nossa obra se expressam por meio da pesquisa histórica realizada por Soraia Gatti, da pesquisa antropológica guiada por Luana Camargo e das fotografias de Carolina Castanho.

DOWNLOADS